segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O blog mostra os registros das minhas atividades realizadas durante o curso Tecnologias na Educação : Ensinando e aprendendo com as TIC!


PORTFÓLIO Silvia Campos





      


Atividade  2.5

Criando um Portfólio 





  • CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
    OFERECIDO PELO e-proinfo
Nome do cursista; Silvia

  • Turma: PIO2 1009 TIC- São Pedro
  • Tutora: JuniaTutortt
Atividade 2.1 - Navegação á deriva
           
O site do Portal do Professor é bem abrangente de informações  possui vários conteúdos disciplinares,onde professores compartilham conhecimento, estando atualizados nas informações de multimídia e do mundo. Quando temos um ponto de partida fica mais fácil nos orientarmos. É um espaço que o professor tem para discutir seus pontos de vista e de aprendizado, criar e compartilhar ideias, por meio de tecnologia voltada ao conhecimento e informação. É um espaço mais interativo e dinâmico, ampliando recursos para uma aula com mais qualidade. Várias são as impressões de navegar, entre elas o respeito que o educador deve ter em relação ao tempo de aprendizado de cada educando.   Navegar na internet não é tão simples como parece se não tem conhecimento e habilidades para manusear programas é preciso antes definir o que quer pesquisar para não se perder. Navegar a deriva, não há regras estabelecidas e sim, diversos sites que podemos acessar e que nos ajudam como ferramenta para nossos interesses é prático para quem quer sempre aprender mais. Podemos nos perder durante a pesquisa, mas não é difícil voltar a pagina inicial.  A navegação pode trazer muitos conhecimentos, pois à nossa frente encontramos vários links que nos leva a buscar respostas para as nossas pesquisas.


Atividades 2.2 e 2.3 -Navegando em busca do conceito de hipertexto


 O hipertexto para nos professores vem a ser uma ferramenta de apoio e de grande beneficio para se trabalhar e também transmitir o conhecimento aos nossos alunos, através de construção coletiva.
O hipertexto é uma forma de organizar um texto produzido pelo professor como também pelos alunos acrescentando links de navegação, com aberturas de outros sites, com varia janelas inserida as outras rede, explicação de conceitos, a interligação  de acesso de maneira às demais redes e varias redes possibilitando uma maior interação.  Você pode produzir seu texto sem necessidade de se perder em sua pesquisa, navegando encontrei varias possibilidades de navegação de leituras que também facilita a produção de texto na internet. O  hipertexto são informações textuais de forma organizada, que promove organização  de    ideias    baseada   em  associações e   conceito sob forma de links.
“Navegar em um hipertexto significa, portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode, por sua vez conter uma rede inteira.”(Pierre Levy,1993).




Atividade 1.6- Webqueste

A Webquest é uma metodologia ,estudada, desenvolvida e disponibilizada por Bernie Dodge, San Diego State University em 1995, e disseminada no Brasil por Jarbas Novelino Barato. Essa metodologia direciona o trabalho de pesquisa utilizando os recursos da Internet. Seu principal objetivo é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites, com critérios e perguntas especificadas pelos professores.

Elementos Estruturantes de uma Webquest.

Introdução - apresenta aos alunos informações básicas sobre as atividades propostas.
Tarefa – descreve o que os alunos deverão elaborar durante o projeto.
Processo- estabelece os caminhos que os alunos deverão percorrer para a realização das tarefas.
Recursos– disponibiliza aos alunos uma lista de sites web  a serem visitados.
Avaliação – Critérios que serão utilizados na avaliação do trabalho.

Conclusão – finalização da atividade proposta.

Fonte pesquisada: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233
Viajando nessa pesquisa, encontrei uma webquest 
http://tabagismo.webquest.zip.net/index.html
O site é fácil  de acessar, os tópicos bem elaborados, os gráficos  bem legíveis e coloridos de modo a despertar interesse e atenção dos alunos, alguns links não funcionam e os que funcionam da suporte as pesquisas.
Foi utilizado o tabagismo como fator de transversalidade no tema Saúde e meio ambiente. Avaliação  boa.


Atividade 1.5 -Mapa conceitual



Atividade 1.4 

 PLANILHA - TECNOLOGIAS NA MINHA ESCOLA

NOME DA ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL CARLOTA ROCHA DA SILVA

  Número total de docentes da escola: 14 
  Número de docentes entrevistados: 10

Registre a ocorrência de uso, na sua escola, de tecnologias que potencializam a representação do conhecimento e analise se a postura do aluno é passiva (de recepção de informações) ou se proporciona a participação ativa com autoria dos estudantes. 

Tecnologia Número de docentes que fazem uso da tecnologia Postura estudante Comentários.

Leitor/receptor Autor 

Textos impressos 10 leitor - receptor x textos de livros didáticos.
Textos digitais 10 leitor - receptor x textos usados pelos professores para leitura .
Hipertextos XXX
 Apresentações multimídia 10   Leitor/receptor x Maquina fotográfica,pen drive,
 Páginas Web 10 leitor - receptor x usado pela professora de informática .
Blogs 1 Leitor/receptor Autor 
Fotologs x  
 Wikis x   
Imagem 6 leitor - receptor x imagem tiradas de câmeras digitais ,filmes, livros, gravuras,etc. 
Vídeo 6 Leitor/receptor   x televisão, DVD e reto projetor.
Áudio 7  leitor e receptor x música usada pelos professores .
Animação X
Mapas conceituais X
Jogos 10 Leitor/receptor usado pela professora de informática .
Simulações X
 (Outras...) 10 leitor/receptor  impressora,caneta ,quadro branco e microfone
Registre a ocorrência de uso, na sua escola, de tecnologias que potencializam a interação. Tecnologia Número de docentes que fazem uso da tecnologia Postura estudante Comentários
 Leitor/receptor 
 Correspondência impressa 0
 Correspondência eletrônica (e-mail) 6 Leitor/receptor 
Fórum XX
 Bate-papo  XXX
Aodioconferência XX x
 Videoconferência x x
 (Outras...)


Atividade 1.2 Quem sou eu como professora e aprendiz
Como professora estou sempre em busca de novas aprendizagens, pois acredito que o conhecimento nos da segurança na pratica, e com isso melhores resultados na aprendizagem dos nossos alunos. Como aprendiz continuo buscando conhecimentos diante da tecnologia que está chegando as escolas. Como educadora não posso ficar no tempo, e ensinando com metodologias ultrapassadas e descontextualizada.



DIÁRIO DE BORDO

Fica evidente que nos tempos atuais a prática docente, está vivendo uma transformação radical no seu objetivo, quanto ao real papel do Professor. A sociedade torna-se mais exigente, quanto à formação de seus profissionais, e o professor vem se moldando para atender essa nova realidade de educação. Ele deve  estar  sempre se renovando, através de uma formação continua que o torne de fato, um especialista, mas também um pensador e acima de tudo um cidadão participativo atuante.
O professor necessita estar em constante busca de atualização, pois, para ensinar a usar as tecnologias, ele primeiramente precisa dominá-las e refletir sobre as possibilidades e a maneiras pedagógicas de como poderá utilizá-los.






CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinado e aprendendo com as TIC
Aluno(a) : Silvia Campos
Turma: 1009 - 2012
Polo: São Pedro da Aldeia  
Tutora:  Júnia Ramalho Teixeira

ATIVIDADE 2.6 – Planejamento de uma atividade com hipertextos e/ou internet

Tema: “Eleições e Cidadania!”
Público alvo: 4º ano do Ensino Fundamental
Disciplina(s): Língua Portuguesa, Matemática, geografia e Historia.
Conteúdos curriculares envolvidos:
Sistema Eleitoral;
Partidos Políticos;
Fraude;
Voto eletrônico;
Propostas dos candidatos.
Objetivos da aprendizagem:
 Conscientizar os alunos em relação à importância do voto;
Debater assuntos como emprego, educação, casa própria, saúde publica, saneamento básico, segurança e moradia;
Comparar as proposta dos candidatos atuais;



Metodologia (nesse item, etapas das atividades devem ser claramente definidas)
1º Momento- Apresentação do Projeto à turma do 4º ano. Conversa informal com os alunos.
O que significa as eleições para você?
 O que vocês acham que significa democracia?
O que vocês já ouviram falar sobre democracia?
Quando podemos dizer que um país é democrático?
O Brasil é um país democrático?
Vocês já ouviram falar em cidadania, “ser cidadão”, qual seria a ligação da democracia com a cidadania?
2º Momento- Registrar o que os alunos já sabem e procurar direcionar os conteúdos objetivando esclarecer o que ainda não compreendem bem, ou o que gostariam de saber mais.
3º Momento- Utilizando o editor de apresentação Impress  os alunos irão observar as etapas do Projeto. Em seguida, com o auxilio de texto Word e writ, os alunos praticarão o que foi estudada em  relação ao projeto.
4º Momento– Concluíram a leitura do texto “Brasil”, após essa leitura, foi feito um debate entre  alunos da turma, em seguida esse texto foi  ilustrado de forma clara e objetiva.
5º Momento – A turma visitou os sites e feita à navegação, foi realizado um debate sobre o que foi observado. Todos já tinham um conhecimento básico de como acessar a internet e como utilizar o site de busca “Google”, onde os alunos fizeram a leitura sobre Plenário da Câmara dos Deputados. Aprenderam como navegar em hipertextos, e depois, escreveram pequenos textos e aprenderam a inserir links.
6º Momento- Foi confeccionado  uma maquete do Palácio do Congresso Nacional em Brasília (DF).
7º Momento- Definir os nomes dos candidatos, sigla e símbolo dos partidos. Através de votação. Foram  escolhidos,  Arion e Joyce, alunos do 4º ano.
 8º Momento - Montar dentro do grupo o projeto de eleição (simular  uma eleição com candidatos pertencentes à classe.);
9º Momento - Produzir textos (Proposta dos candidatos) foi produzido pequenos textos pelos grupos de seus respectivos candidatos,  usando editor de texto.

10º Momento - Criar o slogan do partido; Cada candidato criou o seu slogan de acordo com o seu perfil. A professora da turma levou os candidatos às outras turmas para   divulgarem suas propostas eleitorais.
11º Momento – Levar os alunos ao LIED para digitar, criar e publicar os slogans e postadas no blog da escola.
12º Momento -  titulo de eleitor, confeccionado pelos professores e preenchido pelos alunos do 4º ano, após o preenchimento reuniões dos partidos.
13º Momento - Voto simulado; marcada a votação para o dia 05/10/2012, com as duas turmas do 3º ano, 5º ano  e o 4º ano do primeiro turno. Apuração dos votos na presença dos fiscais e divulgação do  vencedor nas salas de aula.
14 º Momento. Feita uma sondagem sobre o projeto através de produção textual.
Confecção das cédulas de votação, listagem dos eleitores e a urna eleitoral. Ficaram responsáveis professores da U.E.

Recursos necessários:
Jornais e revistas, (para pesquisa em classe e extraclasse);
Panfletos informativos;
Caixas de papelão para confecção das urnas;
  Câmera digital e filmadora(fotografar e filmar as várias etapas do desenvolvimento do projeto);
Impressora do Laboratório de Informática ( para imprimir texto produzido por alunos);
Computador e Internet ( Laboratório de informática Educativa para pesquisas sobre as Eleições);
Data show ( exibição de slides para alunos e professores observarem as etapas do trabalho e depois montar estratégias para melhorá-las)

Competências e conhecimentos prévios dos alunos para participar da atividade:
Ter domínio da leitura e a escrita.
Saber utilizar o Impress , navegar nos Hipertexto e utiliza o  editor de texto.
Formas de avaliação (como será verificado se a atividade atingiu seu objetivo)
Através de um acompanhamento nos grupos e individualmente verificando se houve busca de informações e registro coerente para a produção dos trabalhos.
Observar o uso da linguagem oral e escrita.
Se houve colaboração individual com o grupo.
Observação da postura do aluno frente às situações do cotidiano que envolva atitudes de respeito, compreensão e solidariedade.

CULMINÂNCIA DO PROJETO:
Efetivação da eleição, com a participação das turmas que desenvolveram os trabalhos.
Contagem de votos.
“Posse” dos candidatos e o discurso proferido pelos mesmos.

Referências Bibliográficas:

pt.wikipedia.org/wiki/senado Federal do Brasil
pt. http://jus.com.br/revista/texto/1546/votacao-eletronica-e-impressao-do-voto
wikipedia.org/wiki/Urna_eletrônica_brasileira
WWW.escolaeducacional.com.br/saladoeducadores/#.UJJf9
http//imagem.camara.gov.br/internt/mídias/plen/swf/destaque_animado/historia_voto/historia_voto.swf
MEC – Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas transversais
pt. http://jus.com.br/revista/texto/1546/votacao-eletronica-e-impressao-do-voto
WIKIPEDIA. Eleição Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o  Acesso em: 12/ 09/ 2010

LOPES-ROSSI, M.  A.  G. Procedimentos para estudo de  gêneros discursivos da   escrita. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, ISSN 1806-275X, 2006.




CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinado e aprendendo com as TIC

Aluno(a) : 

Turma: 1009 - 2012

Polo: São Pedro da Aldeia  

Tutora:  Júnia Ramalho Teixeira


UNIDADE 2 - ATIVIDADE 2.7 B: REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
I – Sobre a atividade:
O presente projeto tem como objetivo estimular de forma crítica o conceito que os alunos tem sobre "o voto",abrindo espaço para que o aluno possa manifestar-se, buscando assim formar cidadãos plenos agentes transformadores das injustiças que tanto temos criticado e capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la

1- Título da Atividade
1.1 - Tema:  “Eleições e Cidadania”!
1.2 - Nome da escola em que foi desenvolvida a atividade
Escola Municipal Carlota Rocha da Silva
1.3 - Público alvo:  Alunos do  4º ano do Ensino Fundamental

1.4 – Conteúdos curriculares envolvidos
Sistema Eleitoral;
Partidos Políticos;
Fraude;
Voto eletrônico;
Propostas dos candidatos

1.5 – Objetivos da aprendizagem

Conceituar os gêneros textuais que fazem parte da eleição;
Exercitar a leitura e a escrita;
Conscientizar os alunos em relação à importância do voto;
Desenvolver a cidadania;
Compreender seus direitos e obrigações;
Compreender características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional;
Construir o conceito de democracia, eleição, voto, titulo de eleitor;
Promover e mediar discussões em torno de assuntos de interesse coletivo da escola;
Comparar as proposta dos candidatos atuais.

1.6         -  Metodologias (desenvolvimento)

1º Momento- Apresentação do Projeto à turma do 4º ano. Conversa informal com os alunos.
O que significa as eleições para você?
 O que vocês acham que significa democracia?
O que vocês já ouviram falar sobre democracia?
Quando podemos dizer que um país é democrático?
O Brasil é um país democrático?
Vocês já ouviram falar em cidadania, “ser cidadão”, qual seria a ligação da democracia com a cidadania?

2º Momento- Registrar o que os alunos já sabem e procurar direcionar os conteúdos objetivando esclarecer o que ainda não compreendem bem, ou o que gostariam de saber mais.

3º Momento- Utilizando o editor de apresentação Impress  os alunos irão observar as etapas do Projeto. Em seguida, com o auxilio de texto Word e writ, os alunos praticarão o que foi estudada em  relação ao projeto.

4º Momento– Concluíram a leitura do texto “Brasil”, após essa leitura, foi feito um debate entre  alunos da turma, em seguida esse texto foi  ilustrado de forma clara e objetiva.

5º Momento – A turma visitou os sites e feita à navegação, foi realizado um debate sobre o que foi observado. Todos já tinham um conhecimento básico de como acessar a internet e como utilizar o site de busca “Google”, onde os alunos fizeram a leitura sobre Plenário da Câmara dos Deputados. Aprenderam como navegar em hipertextos, e depois, escreveram pequenos textos e aprenderam a inserir links.

6º Momento- Foi confeccionado  uma maquete do Palácio do Congresso Nacional em Brasília (DF).

7º Momento- Definir os nomes dos candidatos, sigla e símbolo dos partidos. Através de votação. Foram  escolhidos,  Arion e Joyce, alunos do 4º ano.

 8º Momento - Montar dentro do grupo o projeto de eleição (simular  uma eleição com candidatos pertencentes à classe.);

9º Momento - Produzir textos (Proposta dos candidatos) foi produzido pequenos textos pelos grupos de seus respectivos candidatos,  usando editor de texto.

10º Momento - Criar o slogan do partido; Cada candidato criou o seu slogan de acordo com o seu perfil. A professora da turma levou os candidatos às outras turmas para   divulgarem suas propostas eleitorais.

11º Momento – Levar os alunos ao LIED para digitar, criar e publicar os slogans e postadas no blog da escola.

12º Momento -  titulo de eleitor, confeccionado pelos professores e preenchido pelos alunos do 4º ano, após o preenchimento reuniões dos partidos.

13º Momento - Voto simulado; marcada a votação para o dia 05/10/2012, com as duas turmas do 3º ano, 5º ano  e o 4º ano do primeiro turno. Apuração dos votos na presença dos fiscais e divulgação do  vencedor nas salas de aula.

14 º Momento. Feita uma sondagem sobre o projeto através de produção textual.
Confecção das cédulas de votação, listagem dos eleitores e a urna eleitoral. Ficaram responsáveis professores da U.E.



1.8 – Tempo: Foi necessário 1 mês e 1 semana

1.9 - Conhecimentos prévios necessários
Formas de governo, programa de governo dos candidatos( plataforma política) a importância do voto (cidadania), voto em branco, voto nulo, pesquisa de boca de urna.

1.10- Avaliação

O projeto será avaliado no decorrer de todos os processos através de observações constantes do professor quanto ao interesse, participação e colaboração Os objetivos do projeto foram alcançados, os alunos participaram ativamente das pesquisas e da roda de conversa. Empenharam-se na elaboração dos slides e painel informativo. No dia da simulação da votação fizeram muitas perguntas e gostaram de poder “votar”. As discussões rodam de conversas, debates e pesquisas auxiliaram os alunos a refletirem e levarem conclusões aos seus familiares. A experiência de votar foi realizada no final do projeto, com a simulação de uma eleição real. Os alunos também puderam perceber que a tecnologia está inserida no cotidiano de todos e que quando é utilizado na escola acaba sendo um facilitador no processo de ensino e aprendizagem.


1.11- Referências
pt.wikipedia.org/wiki/senado Federal do Brasil
pt. http://jus.com.br/revista/texto/1546/votacao-eletronica-e-impressao-do-voto
wikipedia.org/wiki/Urna_eletrônica_brasileira
WWW.escolaeducacional.com.br/saladoeducadores/#.UJJf9
http//imagem.camara.gov.br/internt/mídias/plen/swf/destaque_animado/historia_voto/historia_voto.swf
MEC – Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas transversais
pt. http://jus.com.br/revista/texto/1546/votacao-eletronica-e-impressao-do-voto
WIKIPEDIA. Eleição Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o  Acesso em: 12/ 09/ 2010


LOPES-ROSSI, M.  A.  G. Procedimentos para estudo de  gêneros discursivos da   escrita. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, ISSN 1806-275X, 2006.


II - Características da turma:
A turma do 4º ano do Ensino Fundamental na qual  se desenvolveu o projeto conta com vinte e um alunos, sendo 12 meninas e 8 meninos. Uma turma boa, os  alunos se envolveram de maneira interessada, criativos,  participativa e receptiva as novidades. Devido à regularidade com  que a turma frequenta a sala de informática, o trabalho se desenvolveu de forma tranquila, pois todos os alunos manuseiam facilmente o computador. Nesse projeto foram desenvolvidas as disciplinas de Língua Portuguesa, geografia, artes, matemática e historia. Foi necessário um mês e uma semana para conclusão desse projeto.

III - Descrição de como a atividade se desenvolveu no projeto
O  projeto teve a duração de 1 mês e 1 semana, durante. Os alunos participaram desse projeto com bastante expectativa, pois só conheciam o processo  eleitoral através  das mídias.  Após o termino da votação, pode observar a preocupação da apuração dos votos, os candidatos, estavam muito tenso, nervosos e ansiosos a espera do resultado final. Ao decorrer das etapas os alunos conheceram todo o processo. Gostaram e estão aguardando o dia que votarão, pela primeira vez. Toda escola foi envolvida nesse processo, seria impossível ficar de fora.

 




IV - Resultados obtidos:
Os alunos passaram a ter uma visão melhor sobre o processo eleitoral, sobre a questão das propostas dos candidatos. Foram desenvolvidas questões referentes a cidadania, direitos e deveres, democracia, voto consciente. Ao longo do projeto os alunos mostraram-se muito interessados fato que causou grande surpresa, um aluno considerado “terrível” em outra escola, obteve destaque dentre os outros tanto que foi considerado candidato, no projeto e vencedor a “eleição” realizada na escola. Realizando um balanço sobre o projeto pode-se constatar o quão importante foi o mesmo para os alunos e para os demais. O projeto foi bem interessante que contagiou as demais turmas

V – Conclusão

Aprenderam todo processo de uma eleição desde a escolha do candidato ao partido, a posse e a responsabilidade que os eleitos têm para com a sociedade. Segue dessa forma:

A realização da votação, com os fiscais de cada candidato, cédulas autenticadas, e similares de urnas.
Apuração dos votos: alunos escolhidos para proceder a apuração com supervisão da professora, e os fiscais dos candidatos.
Declaração dos resultados  posse  com faixa, discurso de posse (cada aluno deverá ter pronto, previamente, caso seja eleito) e comemoração.






ATIVIDADE 4.1-Conhecendo objetos em multimídia





O trabalho desenvolvido pelo professor Lucas Ciavatta é um exemplo de harmonia, sincronismo, disciplina, concentração e coordenação motora. O professor inovou as aulas através da tecnologia, ao substituir a partitura tradicional pela apresentação de slides, para coordenar uma atividade em que cada pessoa desempenha um papel.
A distribuição de tarefas nas aulas no laboratório de inclusão digital permite que cada aluno desenvolva os conhecimentos que já possui, e a troca de experiências entre eles proporciona aprendizado a todos os envolvidos.





Atividade 4.2-Navegando por vídeos e outras mídias

Naveguei no Portal do Professor achei muito interessante para os profissionais da educação, existe diversos links, Espaço Aula, Jornal do Professor, Conteúdos Multimídia, Cursos e Materiais etc. Podemos observar que os sites são atrativo. Visitei também o RIVED- Rede Interativa Virtual de Educação. Um repositório do MEC,muito atrativo para nos professores é possível fazer buscas avançadas, o que nos facilita acompanhar os avanços tecnológico.Este é um espaço publico e pode ser acessado por todos. Dei também uma passadinha no portal Domínio Publico, gostei muito desse site, e indico para pesquisas e acessos às obras que estão ali disponível.  Encontrei o blog da da Cristina Vargas, ele fala sobre a informática na educação.
Gostei também do blog da Rita ela fala sobre:Tecnologia nas escolas, giz e quadro negro não tem mais vez. Fui viajando e nessa viagem esse também me chamou atenção, muito interessante blog Professores Solidários , encontrei atividades que pode nos auxiliar.


- Pesquisem o significado do termo "ciberarte"



Atividade 3.4- Execução da etapa de pesquisa do projeto planejado
Na execução do projeto Vivenciando Valores foi possível observar que o público-alvo, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, manteve-se atento e apesar de ter sido necessário fazer algumas adaptações, nossos objetivos foram atingidos. A metodologia foi atrativa, com a leitura do livro Pinóquio. Em seguida, houve alguns questionamentos aos alunos sobre qual a temática central do Livro e após algumas contribuições orais, orientou-se o grupo a buscar na internet imagens que retratasse o tema, montando assim, seu banco de imagens que seria utilizado posteriormente na elaboração de texto no Writer, tux Paint e kolour Paint.  Foi possível notar que os alunos se envolveram na atividade demonstrando entusiasmo na criação de seus textos e ainda no domínio da ferramenta digital. Destaca-se que não foi possível realizar integralmente todos os passos descritos no Projeto, uma vez que o tempo foi restrito. Durante a execução da atividade a equipe foi criteriosa com o registro do trabalho com fotos de todas as etapas desenvolvidas. Algumas ideias novas surgiram com relação ao aprimoramento da metodologia, como por exemplo: os trabalhos realizados serão expostos no mural da escola, para que todos tenham acesso.  silvia campos



ATIVIDADE 3.3Elaboração de projeto

Tema(s): Vivenciando Valores...
Público alvo: Alunos do ano do Ensino Fundamental.
Disciplina(s): Língua portuguesa, História,  Arte, Matemática. 
Conteúdos curriculares envolvidos:
Natureza, família, tolerância, relacionamento, companheirismo, determinação, imaginação x realidade.

Conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema - certezas provisórias e dúvidas temporárias
Pretende-se com esse projeto trabalhar valores essenciais na formação do ser humano como: respeito, amor, cooperação, solidariedade, amizade... Contribuindo para que a sala de aula seja um ambiente tranquilo e prazeroso, assim como abordar e valorizar aspectos da individualidade de cada educando como nome, historia de vida, modo de agir e pensar despertando-os para o exercício de cidadania.




Objetivos da aprendizagem:
Desenvolver nos alunos a autoestima e o respeito;
Formar consciência dos valores éticos e morais;
Reconhecer que a paz é uma conquista diária por meio de nossas ações;
Respeitar as diferenças entre as pessoas;
Descobrir que tem sentimentos e que eles, interferem no comportamento;
Construir formas saudáveis de expressar os sentimentos;
Trabalhar a diferenças físicas e características de todas as pessoas, respeitando-as;
Estimular o prazer pelas histórias, o desejo pela fantasia;
Desenvolver a criatividade, a capacidade de compreensão e expressão, coordenação
viso-motor global e fina, raciocínio lógico matemático;
Aprimorar a oralidade e ampliar o vocabulário.

Metodologia
O desenvolvimento do projeto acontece através de aulas de educação em valores humanos.

e aulas:

 Em sala de aula a professora da turma fez uma leitura, interpretação e reflexão de um texto Pinóquio que se refere a alguns dos valores/temas abordado pelo projeto, a saber: amor, paz, respeito, responsabilidade, verdade, justiça, ética e cidadania;

O filme "Pinóquio" será exibido em DVD na sala de aula utilizando a TV;


Após o vídeo haverá uma reflexão sobre o texto, os alunos são levados a expor suas opiniões e até a compartilhar experiências pessoais sobre o tema discutido, gerando uma maior interação entre todos os participantes;
Vocês ouviram o ditadoA mentira tem pernas curtas?O que isso quer dizer?
imaginaram o que aconteceria se todas as vezes que mentíssemos o nosso nariz crescesse?

Em duplas, a partir da palavra PINÓQUIO, os alunos criam um acróstico, gênero poético de composição, colando figuras que iniciem com as letras da palavra PINÓQUIO:



e aulas:

Os alunos lerão e interpretarão um texto apresentado sobre a história. Será dada ênfase sobre valores como: verdade, mentira, obediência, desobediência, preguiça, coragem.
Ainda desenvolverão atividades envolvendo gramática, ortografia, acentuação e frases.

aula:
Os alunos serão conduzidos à sala de informática e deverão pesquisar a
Biografia sobre Carlo Collodi, pseudônimo de Carlo Lorenzini, famoso por haver criado Pinóquio.



Carlo Lorenzini nasceu em Florença, Itália, em 24 de novembro de 1826, numa família modesta. Completados os estudos no seminário, colaborou em numerosos jornais, escreveu romance e peças de teatro. Começou a dedicar-se à literatura para a infância em 1875; adotara, entretanto o pseudônimo de Collodi, nome.

Após a pesquisa os alunos reproduzirão no editor de texto Writer do Linux pequenos textos sobre a história. Esses textos serão salvos e imprimidos e suas copias será anexado no caderno de aula de cada aluno.
 Posteriormente o professor corrigirá erros ortográficos, erros de concordância e coerência textual.

aula
 No dia seguinte os alunos serão conduzidos ao laboratório de informática para assistirem à história  do Pinóquio no site. Os mesmos serão digitados no Writer e o kolour Paint será utilizado para elaboração de desenhos e textos. Após a execução das tarefas, elas serão salvas no próprio computador e posteriormente imprimidas;


aula:
MatemáticaGeometria
Com cuidado vou colorindo, recortando, criando e montando, essas formas geométricas cada uma de uma cor, conte comigo.
Os alunos deverão voltar ao Laboratório de Informática para mais uma atividade
no Tux Paint, criar nele o Pinóquio usando as formas geométricas, colorir cada uma de uma cor, usando  a varinha mágica, após  salvar e imprimir no próprio programa;
Registre a quantidade de formas geométricas usadas para montar o boneco. Pinte cada forma com cor diferente;
Conte as formas geométricas usadas para montar o boneco Pinóquio;
.Quantas peças usariam para montar o dobro de boneco.

e aulas:
Os alunos em sala de aula construirá um boneco (Pinóquio) com material reciclado nas formas geométricas estudadas e em seguida, serão expostos no mural da escola;

                                                                                                                                        

11ª aula:
 Culminância: Os Trabalhos serão expostos, no mural do pátio da escola, para toda a comunidade escola.

Tempo de Duração:
Dois meses.

Recursos necessários:
Impressora- para imprimir os textos e desenhos.
Papel sulfite-textos e desenho;
Tesoura, cola, caneta esferográficas, canetinha coloridas, lápis de cor, para construção do mural;
Material reciclado, bola de isopor - para construção do Pinóquio;
Computador com internet- utilizado para acessar a internet no momento da pesquisa e para a construção do texto e do desenho 
TV, Vídeos e DVD
Câmara digital
 Www.google.com.br   - para pesquisa
http://www.youtube.com/ - para pesquisa

Formas de avaliação
Os alunos serão avaliados durante todo o processo, através de questionamentos, produção individual e/ ou coletiva, oralidade, comprometimento e participação nas atividades propostas, será observado o aproveitamento de cada aluno respeitando sua individualidade, se o conteúdo transmitido contribuirá para assimilação de valores com referenciais de caráter e a prática de bons hábitos.

Referências Bibliográficas:
Texto original: Iza Anaclêto e Mônica Arruda Xavier
Edição: Educarede


Diário de Bordo


Participar do curso  Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, para mim foi de grande importância. Representou um grande passo na minha vida, e na minha formação enquanto Dinamizadora aprendi que a tecnologia é uma importante ferramenta e se for bem utilizado pode ser um instrumento que vem a facilitar o processo de formação dos alunos e dos professores. Enfim, um conjunto de informações acerca das novas tecnologias que me ajudaram a conhecer melhor o mundo da Internet, algumas ferramentas que nunca tinha utilizado, como Wikipédia, webquest,mapas conceitual... aprendi a utilizar essas ferramentas. E com certeza, diante das trocas de experiências e o que nos foi passado na teoria e experimentado na prática. Aprendemos que existem várias maneiras de introduzir as linguagens da mídia em sala, basta o educador improvisar e ser criativo. O que não pode ocorrer é o professor ignorar o fato de a tecnologia digital fazer parte do dia a dia do aluno. Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas. Tenho certeza que com a chegada das Tics a escola possa interagir cada vez mais para a formação de alunos conscientes de seu papel social e que os mesmos possam estar preparados para atuar no mercado de trabalho.  Foi um prazer participar do Curso, pois aqui tive a oportunidade de refletir sobre o uso das tecnologias no contexto educacional. Aprender a lidar com as pesquisas e inovar as aulas utilizando os meios tecnológicos. Agradeço a tutora Júnia Ramalho Teixeira pela dedicação e paciência que teve com a turma. SCampos















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